Novela

Tais Desatinos – Capítulo I


A noite.

Um dia eu pensei comigo, numa noite como esta, uma rua escura como esta, eu tinha um maço de cigarros no bolso da camisa, a lua iluminava minha cabeça e os paralelepípedos num pequeno espetáculo de sombras.

Maravilha.

Pensei que nada seria melhor pra um cara como eu estar sozinho numa rua deserta, em plena madrugada, ouvindo o sono de todas as pessoas justas ao meu redor.

Enfim, resolvi que sempre que pudesse faria isso, colocaria um maço de cigarros no bolso da camisa e sairia à procura da sensação de prazer que a solidão da rua dá para quem sabe experimentá-la.

Os edifícios fazem uma muralha de monstros de pedra ao meu redor, no muro perto da entrada de um deles, sento, olho para cima, respiro, acendo um cigarro.

Estou aqui. E é tudo. Um mendigo de ninguém. Não há como não abrir um sorriso.

Aproveito cada brasa, cada fagulha, o cheiro do meu cigarro se espalha numa corrente que sopra do fim da rua até mim. Queria que me voassem folhas secas, mas, o que importa?

Olho ao meu redor e no fim da rua um vulto magro. Caminha, chega cada vez mais perto. Só pude vislumbrá-lo quando ele passou debaixo de um poste de luz.

Nada mais irritante.

Joguei o cigarro no chão, pisei. Apressei o passo e não olhei para trás. Tomara que ele não tenha feito o mesmo, penso.

Mas eu não tenho nada de valor a não ser a noite, e isso ele não tem como roubar de mim.

O que me irrita na presença dele não são os passos que ouço, o atrapalhar do meu momento de fuga, reflexão etc, mas só o fato de que, achar uma rua deserta, tranquila, onde se possa fumar alguns cigarros e se abastecer de solidão nesta cidade é uma tarefa praticamente impossível. Há sempre os porteiros, vigilantes, mendigos, meninos de rua e toda a corja de filhos da puta que compõe esta cidade.

Caminho até o fim do quarteirão e olho pra trás. Ninguém. Agora michou. Na esquina um bar aberto, sem muito movimento. Tenho cinco reais e ainda são 03:42. Ainda há tempo para umas cervejas com tanto propósito quanto esta minha saída por aí.

Padrão

Deixe um comentário

