Contos

Por causa da cebola


As crianças foram pra junto dos cavalos brabos. “Jesus do céu!”, corri com a panela na mão, Antônio pegou o cinto e saiu lanhando o ar, espantando a turba. Peão é ignorante, mas dessa vez ele fez o certo, vai que o Jagatá coiceasse algum moleque daqueles? Fiquei com as mãos nos quartos, branquinha de medo, agradecendo a Deus enquanto a molecada ria e gritava. Até o Antônio tava rindo da molecagem, “Essas safadagens são coisas de menino, Ró”, eu fiquei espantada, “Vai que o filho do patrão leva um coice, homem? Sorte que o Gilsinho foi na venda, senão ia ter, que ele gosta dessas brincadeiras sem graça também”, “O menino não ta nem aqui, Ró”, e saiu pra cuidar do estábulo. Meu filho eu não queria nessas confusões, porque a corda arrebenta sempre pro nosso lado, o lado dos empregados. Voltei pra cozinha e larguei a panela em cima da mesa, catei dois pimentões e cortei rápido, jogando na panela com cebolinha picada. O cheiro do vinagre no copo me agradava e me animava a terminar o almoço logo. O patrão daqui a pouco ia chegar, e eu queria terminar isso rápido pra poder ouvir um pouquinho do jornal, mas eu não tava me concentrando direito porque o Gilsinho já era pra ter voltado, pois eu só tinha mandado ele comprar um pacotinho de cominho e outro de colorau, que é que prendia esse menino tanto, meu Deus? Picava cebola, então cortei o dedão com a faca, gemi baixo e corri pra torneira. O corte era fundo e ardia. Botei um pouquinho de vinagre em cima e fiquei estancando com toalha de papel. O sangue do meu dedo me fez ficar preocupada com o Gilsinho. Fiquei distraída, pensando nele, enquanto a galinha guisava no fogão, rezando pra que nada de mais tivesse acontecido com ele e com ninguém nesse mundo, fingindo que chorava por causa da cebola.

Padrão

Deixe um comentário

