Poeminhas

Conversinha


Oi, meu nome é Joca

João Carlos, pra minha mãe
e pro patrão.

Já fui chamado também de ladrão
E o policial também disse:

“João Carlos!”

Me liberou.

Trabalho de pedreiro e conto os passos
de cada empreitada em que me meto
e posso dizer que às vezes sou suspeito
– mas só de tijolar paredes altas.

Meus filhos, pra esses sou só Joca.
Gosto dos pequenos e suas histórias,
mas os maiores só pedem desgraça
de coisa que pra mim também não importa.

Futebol eu jogo,
quer dizer,
jogava. Ouço no rádio
o tempo inteiro.
E, como as coisas vão,
se fosse cartola,
não cobrava nem ingresso:

o produto é ruim, e rimo se quiser.

Nunca fui sambista nem forrozeiro.

Meu pai é que curtia essas besteiras
do velho Luiz Gonzaga ao seu Bezerra
e outros gritos que não me interessam.

E tu?
Pra que a pressa?

Daiane tá passando um cafezinho.
Zezinho, menino, dorme no bercinho,
e os outros quatro tão fazendo mundo
aí fora.

Nunca fui de prender ninguém em casa.

Meu pai é quem fazia isso.

Mas se eu pegar fazendo merda
capo na faca!

E nessa eu vou levando
com a barriga.

Que tá cheia, graças a Deus.
A despeito dos apertos que ele me deu.

E eu sei todos os sentidos de despeito
tenho o segundo grau, e desse jeito
é que consigo as vagas que pleiteio.

Viu só?

E o senhor, pra que a pressa?
Não se avexe! Tem também um pãozinho doce.

Ah, bom, pensei que o senhor já se fosse.
Mais tarde a gente racha ali um galeto.

Eu bebo, mas não muito,
só de leve.

Já vi cabra levar a vida leve
e na cachaça perder mulher e emprego.

Meu pai também era cachaceiro.
Mas era gente de bem.

Morreu de cirrose depois de velho.
Minha mãe não aguentou e morreu também.

Mas o senhor se engana nessa história
de achar que a minha vida é só desgraça

São alguns apertos que a gente passa
e voltam quando puxamos da memória.

Mas já falei demais de mim.

O cafezinho é bem forte
é só servir.

E tu, também?

Me conte a tua história.

Padrão

Deixe um comentário

