Papo furado

Agosto – Rubem Fonseca


Hoje comecei a ler “Agosto”, do Rubem Fonseca.

Muita gente fala que é o melhor livro do Rubão e apesar de ser um fã confesso, e talvez por isso mesmo, preferi ler todos os contos e outros romances para ler “Agosto”, aquela historinha de deixar o melhor para o final.

Vou dizer uma coisa: que romance mais picareta!

O personagem principal, comissário Mattos, é o mesmo que ele usa no conto “A coleira do cão”, só que com o nome trocado. Inclusive, boa parte das cenas na delegacia são chupadas desse conto. As inserções históricas têm um ar de enciclopédia danado, intercaladas com um “caralho! como pode ser isso?!”, falas desse tipo, para tentar humanizar a aula de história. Aliás, esse é um aspecto que eu não gosto na literatura do Rubão, essa coisa de quando a obra trata de algo específico ele meter na fala das personagens uma porção de explicações enfadonhas. Em “Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos” ele faz a mesma coisa numa conversa sobre minerais logo no começo do livro. Nos contos, ele consegue não parecer tão “almanáquico”, como em “Copromancia”, por exemplo, onde ele explica muita coisa sobre fezes (rs) e processos adivinhatórios sem ser chato.

O lado bom é que tem toda a correria, a inserção no submundo, as mulheres-objeto, os homens relapsos e violentos, tudo aquilo que esperamos numa boa prosa fonsequeana.

Entre prós e contras, é um livro interessante. É menos fraco que “Vastas Emoções…”, porém eu não achei um livro digno de se comparar ao nível de literatura dos contos do mestre Rubem. Talvez, se eu tivesse lido antes…

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s